segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Avaliar

Notícias do Inferno (NI) - Madame Min, é verdade que os professores estão atulhados de burocracia, que não têm tempo para preparar aulas, que passam os dias nas escolas?

Madame Min- MM - Isso não é rigorosamente verdade, os professores não estão entulhados, nem entijolados, nem sequer enterrados, nem sequer foi ainda avaliada a quantidade de entulho, tijolos e terra necessária para este efeito. Portanto primeiro temos de avaliar... e só depois atulhar, perdão, ensinar. Sem uma avaliação rigorosa do trabalho de entulhamento, entijolamento e enterramento dos professores não é possível fazer progredir a educação em bases sólidas, nem saber as necessidades concretas do sistema, nem distinguir os bons e os maus profissionais; tem sido óbvio, nos últimos anos, que há grandes disparidades a este nível e que há professores que dispendem mais entulho, mais tijolos e mais terra, sem razão aparente que o justifique.. Ora isso não é de todo aceitável, há que definir concretamente uma média razoável de materiais a gastar com cada professor no seu entulhamento, entijolamento e enterramento. Como disse, há que fazer uma discriminação positiva, é importante que os professores percebam que para se entulharem, entijolarem e enterrarem têm de ser avaliados e que essa avaliação é para seu bem...

NI- Madame Min, confesso que me perdi! A expressão que usei é a de muitos professores que se confessam atulhados....

MM- Vou interrompê-lo! Os professores não estão avaliados, há que definir regras precisas dessa avaliação, tem de haver níveis de progressão por competências que se encontrem registadas em fichas próprias. Não podem ser todos iguais; um professor que só sabe entulhar é claramente diferente do professor que entulha e entijola e este também o é do professor que entulha, entijola e enterra. Mesmo neste último caso há diferentes níveis de proficiência; não é a mesma coisa enterrar à superfície e enterrar mais fundo.
Tudo isto tem de dar origem a categorios diferentes:teremos o professor-entulhador, o professor entulhador-entijolador e o professor entulhador-entijolador-enterrador, o titular dos três "és" -eee - , sendo que esta útlima categoria de subdivide em três níveis conforme a profundidade do enterramento [eee-S - à superfície; eee-MT -meia-terra; eee-EP - em profundidade].
Parece-nos um sistema razoável, baseado numa avaliação séria, que premiará os melhores..

NI- Confesso-me de novo um pouco perdido... a avaliação será feita pelos próprios pares?

MM - Sem dúvida, nós apenas definimos linhas gerais de entulhamento, entijolamento e enterramento; as escolas têm autonomia para concretizar na prática as nossas linhas orientadoras, contando sempre connosco para qualquer esclarecimento que se revele necessário...
Mas ninguém melhor que os próprios pares para concretizar este processo de avaliação objectivo, justo, rigoroso e definidor de boas práticas.

NI- Então, se bem compreendi, avaliar é entulhar, entijolar e enterrar?

MM - Não!!! O que não é possível é ter uma boa avaliação sem entulhar bem, entijolar melhor ou ser excelente a enterrar.
Como lhe disse, há poucos items a preencher, as fichas e grelhas (da autoria das escolas) são simples, o que pode tornar o processo um pouco mais complexo é a incapacidade dos professores se revelarem proficientes em termos de "és". Um "é" é uma coisa; dois "és" é uma coisa diferente e três "és" é uma marca de excelência. Como já deve ter reparado, a própria palavra excelência tem três "és". Se à palavra excelencia acrescentar as letras que faltam, para além dos "és", dos verbos entulhar, entijolar e enterrar, obteremos o que é desejável que os professores cumpram no nosso sistema de ensino: entulharxcentijolarlenterrarncia: Como vê: simples e objectivo!

NI - Muito obrigado, xclncia!

2 comentários:

Maria Lisboa disse...

Confesso que me perdi! ;)

Então não era só uma ficha de 2 folhitas?

Mas fiquei contente! Já tenho um "e" por natureza! Só me falta o acento! (mas é tudo uma questâo de pronúncia...)

Hum!!! esta "madama" mistura demasiados produtos lá no seu panelão! Alhos, Bugalhos e Cara... paus!!!! ;)

PS: e eu sou uma verdadeira felizarda! tenho 17 pares!

Goretti disse...

POCAR!!! Ainda só li a 1ª pergunta, porque ainda vou jantar, mas já volto para dar a devida atenção a este documento...